Ser um bom corretor e conseguir vender plano de saúde com resultados relevantes é possível. Para isso é necessário conhecer o seu cliente, como fazer uma oferta, o momento de abordar e o produto que está oferecendo.

O mercado de planos de saúde é muito dinâmico e, por isso, não se pode nunca parar de estudar. Veja algumas dicas que podem melhorar os resultados e a importância de cada uma delas.

1. Conheça o seu cliente

Ouvir é a sua chave do sucesso se você busca ser um vendedor de plano de saúde de sucesso. Esse é o caminho para criar empatia e um bom relacionamento. Primeiro entenda e depois fale! Quanto mais informações coletar mais será capaz de ser assertivo e superar suas expectativas.

Além de ouvir, faça perguntas que te ajudem a identificar dentre as opções quais são as que se encaixam melhor para aquela pessoa.

Veja alguns exemplos:

Por que você procura um plano de saúde?
O que espera do plano de saúde?
Para quem é o plano de saúde?

2. Mantenha contato

Você já ouviu dizer que quem não é visto não é lembrado? Pois é! Isso é uma grande verdade. Por isso, monte um cronograma de relacionamento com seu cliente. Seja a referência para ele quando o assunto for plano de saúde. [B1] [C2] 

O ideal é ter um material pronto para enviar, podem ser e-mails e mensagens pelo WhatsApp ou redes sociais.

Crie um cronograma com uma sequência que instigue cada vez mais a pessoa a querer disponibilizar uma assistência médica para os colaboradores e faça o contato pessoal quando for a hora certa.

3. Seja assertivo

Ninguém tem tempo a perder. Não acredite que seu cliente dará ouvidos a você por muito tempo. Desta forma, se você realmente entendeu o que ele busca, mostre exatamente o que ele procura.

Quanto mais o cliente sentir que você entende seus problemas, mais fácil vender plano de saúde.

Leia também: Como ser um corretor de plano de saúde de sucesso?

4. Mostre confiança. Venda você!

O seu produto pode ser ótimo e o cliente pode já estar convencido que precisa de um plano de saúde, mas isso não é o suficiente! Mostre ao seu cliente que mais do que contratar é contratar com VOCÊ. Não venda algo para outro corretor ganhar.

Algumas dicas:

  • Cuide da sua imagem
  • Mostre os seus diferenciais e dos seus produtos
  • Esteja atento aos seus concorrentes
  • Se atualize sempre (há diversos cursos e conteúdos interessantes no mercado, para quem deseja aprender mais)
  • Entregue mais que um produto. Entregue soluções que agreguem à vida dos seus clientes, com um atendimento diferenciado
  • Defina metas objetivas e claras


5. Não foque apenas na sua comissão

Não foque no quanto você vai ganhar, foque em levar a melhor solução possível par ao seu cliente. Se você não vender o melhor produto possível para aquele cliente irá decepcioná-lo em algum momento não criando uma relação a longo prazo ou não terá as melhores recomendações. 

Por isso, a dica é atuar de forma consultiva: entender e conhecer o seu cliente para ofertar um produto que solucione o seu problema.

6. Ressaltar a importância de uma assistência médica

O problema de achar que um plano de saúde é desnecessário é que em algum momento poderá precisar do serviço e não o terá à disposição. Evidencie aos consumidores qual a importância de contar com esse tipo de serviço.

Pode falar sobre a possibilidade de economizar com a saúde, ter garantia de atendimento, acesso a uma série de procedimentos etc. Sempre que possível ressalte os benefícios e faça com que eles combinem com a necessidade da pessoa.

É importante mostrar como o plano de saúde é essencial em diversos momentos da vida. Sem ele, a pessoa pode ficar desamparada em imprevistos, precisando recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde).

7. Invista em conhecimento

O corretor que consegue vender plano de saúde é aquele que se atualiza com frequência. É preciso entender quais são as preferências dos beneficiários, as novidades do mercado, legislação do setor e aprender técnicas de venda.

Busque informações por conta própria e se possível faça cursos de aperfeiçoamento, sempre os ofertados por empresas qualificadas.

Vender plano de saúde pode ser considerado uma arte, porém ninguém nasce com esse dom, ele pode ser aprendido. Por isso, faça regularmente os treinamentos da operadora e seguradoras, além disso fique ligado nos novos produtos para sempre oferecer novidades.

Siga essas dicas e comece a monitorar os resultados para ver uma melhora na sua performance.

Share This